Coordenação: 

 

EDSON RONALDO GUARIDO FILHO

Economista pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná. É professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (PMDA/UP) e do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (DECIGI/UFPR). É Membro Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES) e desenvolvedor do SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library). É integrante do Comitê Científico da Divisão de Estratégia em Organizações da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), onde já foi líder dos temas Estratégia e Instituições (2009-2010) e Perspectivas Sociológicas e Organizacionais da Estratégia (2011-2014). Consultor ad-hoc da Capes e CNPq. Conduz projetos de pesquisa sobre: relação entre organizações e o ambiente legal; o papel da agência e da imersão no contexto organizacional; relação entre informação e estratégia; e a estruturação do campo científico em organizações e estratégia. É Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq, CA AE - Administração, Contabilidade e Economia.

Contato: edson.guarido@ibepes.org.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2435628775717990

 

 

Pesquisadores: 

 

BEATRIS KEMPER FERNANDES

Licenciatura em Letras Português/Inglês/Espanhol pela UTP (1998), Mestre (2006), Doutora (2014) e Pós-Doutoranda em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo. Foi coordenadora da especialização em Gestão Social e Sustentabilidade da Universidade Positivo. É pesquisadora associada do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES). Temas de interesse: teoria institucional, legalidade, controle social, ética, sustentabilidade, responsabilidade social, empreendedorismo social, inovação social e estratégia.

Contato: beatriskf@yahoo.com.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1205346518685330

MARIA TERESA BUSTAMANTE

Bacharel em Economia pela Fundacion Universidad de Bogota Jorge Tadeo Lozano (1970), Mestre em Administração pela Universidade Positivo (2011) e Doutora em Administração pela Universidade Positivo. Consultora de comércio exterior e relações exteriores da Wellcome Serviços de Comércio Exterior e Representações Ltda. Professora na Sociedade Educacional de Santa Catarina e pesquisadora do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estudos Sociais – IBEPES. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos seguintes temas: negociações internacionais, integração regional e Mercosul.

Contato: bustamantemaite11@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3029847608889509

 

MAYLA CRISTINA COSTA

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2001), Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutora em Administração pela Universidade Positivo (2012). É Professora Adjunta do Departamento de Contabilidade e Coordenadora do MBA em Auditoria da Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais – IBEPES. Tem experiência na área gerencial, de auditoria e consultoria contábil e financeira. Áreas de interesse: institucionalismo organizacional, contabilidade gerencial, sustentabilidade, governança e setor público.

Contato: mayla.c.costa@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9823633269260289

 

SAMIR ADAMOGLU DE OLIVEIRA

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2006), Mestre (2009) e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013), nas áreas de concentração "Administração de Tecnologia, Qualidade e Competitividade", e "Estratégia e Análise Organizacional", respectivamente.  É Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (DADM-UFPB), Pesquisador Associado do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES), e Professor Colaborador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (PMDA/UP), onde faz parte do grupo de pesquisa Organizações, Estratégia e Instituições e vincula-se à linha de pesquisa 'Organizações, Mídia e Discurso'. Dedicado a atividades de ensino e pesquisa na área de Estratégia e Análise Organizacional, sendo também versado em temas referentes à tecnologia nas organizações, em seus impactos sociais e técnicos. Atualmente, concentra seus esforços de investigação enfocando linguagem, comunicação e estratégia, combinando uma perspectiva pragmática da linguagem ao institucionalismo organizacional, e teorias das práticas. Possui experiência profissional nas áreas de planejamento estratégico, operações e pesquisa científica aplicada a setores industriais, em seus aspectos inovativos e tecnológicos. Áreas de interesse/Especialidades: Estratégia e análise organizacional; Linguagem e análise da comunicação em organizações; Métodos qualitativos de pesquisa em Administração; Gestão, tecnologia e inovação nas organizações.

Contato: samiroliveira09@hotmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3766511422208153

 

CHARLES DALLA COSTA FÉLIX

Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática (2007), especialista em Operações e Tecnologia pela Universidade Positivo (2009), Mestre em Administração pela Universidade Positivo (2011) e Doutor em Administração pela Universidade Positivo. É coordenador de projetos de tecnologia no Grupo Positivo e professor nos cursos de Administração e Gestão de Tecnologia nas Faculdades Dom Bosco. O interesse de pesquisa se concentra em aspectos micro sociais do institucionalismo organizacional.

Contato: charlesdallacosta@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1616290203113993

 

DENISE MORAES CARVALHO

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), MBA em Controladoria pela Universidade de São Paulo (1999), MBA em Finanças pelo IBMEC/SP (2003), MBA Executivo Empresarial pela Fundação Dom Cabral (2011), Pós-MBA pela Kellogg School of Management, Northwestern University, Chicago, USA (2011). Mestra e doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Gerente de planejamento e Controle na CR Almeida SA com experiência na área de planejamento estratégico, planejamento e controle empresarial, gestão econômico-financeira, desenvolvimento e implantação de sistemas de planejamento e gestão, modelagem de negócios com ênfase em consórcios e elaboração de claims administrativos e jurídicos. Áreas de interesse: Institucionalismo organizacional, contratos e relacionamentos interorganizacionais, estratégica como prática.

Contato: denisemc@cralmeida.com.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9659815736637320

 

FELIPE HALEYSON RIBEIRO DOS SANTOS

Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Guatupê (2006); Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2012), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2016). É Oficial da Polícia Militar do Estado do Paraná (2004-dias atuais); É professor da disciplina de introdução à Adminsitração do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná (2015). O interesse de pesquisa se concentra nas relações institucionais estabelecidas pela organizações públicas, de modo especial aquelas que envolvem as organizações policiais.

Contato: fehaleyson@yahoo.com.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4915768538262734

FERNANDA ALVES ANDRADE GUARIDO

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (2000), especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais (2004), Mestre em Administração pela Universidade Positivo (2013) e doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Membro fundador e pesquisadora associada do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais – IBEPES. Sócia do escritório Blanchet Advogados Associados. Professora de Direito, com ênfase em Direito Administrativo - licitações e contratos administrativos. Professora de pós-graduação na UFPR e na UNIBRASIL e de cursos de extensão promovidos pela JML nos temas: pregão presencial e eletrônico, auditoria governamental, contratos administrativos, contratação direta e sistema de registro de preços. Pesquisadora da linha de pesquisa em Organizações, Ambiente Legal e Instituições do grupo de pesquisa em Organizações, Estratégia e Instituições, da Universidade Positivo. Possui publicações em periódicos especializados em licitações públicas e contratos administrativos, além de compilação de legislação sobre o tema.

Contato: fernanda.andrade@ibepes.org.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8381190297515139

FERNANDA SILVA PEREIRA

Possui graduação em Administração de Empresas pela ESIC – Business Marketing School (2006) e Especialização em Gestão de Projetos também na ESIC - Business Marketing School (2009). É estudante do curso de Mestrado em Administração da Universidade Positivo. Faz parte do grupo de pesquisa Organizações, Estratégia e Instituições da Universidade Positivo (UP). Pesquisa o ambiente legal das organizações.

Contato: projetos.fer@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5689531677234222

GUILHERME ALEIXO SANA

Bacharel em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Escola de Engenharia Mauá (1973), Especialista em Telecomunicações pela Universidade Federal do Paraná (1976), em Organização e Planejamento pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (1981) e em Comunicações Digitais e Processamento Digital pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1986). Mestrando em Administração pela Universidade Positivo. Ocupou cargos de gestão em empresas e entidades no setor de telecomunicações. Sua principal área de interesse está vinculada ao entendimento das estratégias organizacionais para a interpretação e mudança da lei visando aos interesses das próprias organizações.

Contato: gasana@terra.com.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2032747376938690

 

LUCIANA GODRI

Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela FAE - Faculdade Católica de Administração e Economia (2004) e mestrado em Administração pela Universidade Positivo (2012) com concentração na área de mudança e análise organizacional. Atua pesquisando na área de Estratégia e Análise Organizacional e se interessa pelos seguintes temas: Institucionalismo Organizacional, Sociologia de Mercado, Pesquisa Qualitativa, Organizações e Ambiente Legal, Mudança e Agência.

Contato: luciana@godri.com.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6636225506526453

JOSIANE DA SILVA OLIVEIRA SANTIAGO

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2006) e Especialização em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional pela FCV. É Mestre em Administração da Universidade Positivo. Faz parte do grupo de pesquisa Organizações, Estratégia e Instituições da Universidade Positivo (UP). Pesquisa o ambiente legal das organizações.

Contato: josi_spi@hotmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7843431495560049

 

LUCIANO FERREIRA DE LIMA

Bacharel em Administração (2004) e Análise de Sistemas (1999) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005) e doutorando em Administração pela Universidade Positivo. É professor do Departamento de Administração da Unicentro. Tem experiência nas áreas de Administração Pública e Mercado de Capitais, bem como em Análise de Custos e de Investimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: institucionalismo organizacional, análise de investimentos e mercado de capitais. Faz parte dos grupos de pesquisa Centro de Estudos e Pesquisa em Contabilidade e Finanças (UNICENTRO), Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional (UNICENTRO) e Organizações, Estratégia e Instituições (UP).

Contato: prof.lucianolima@yahoo.com.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7374810692623774

 

PAULO AFONSO RITTER GOMES

Bacharel em Administração pela Faculdade Sul Brasil (2004), Especialista em Gerenciamento e Planejamento Estratégico pela PUC-PR (2007), estudante de mestrado em Administração na Universidade Positivo. Ocupou cargos de gestão em diversas áreas na Copel, e atualmente é gestor do programa de Melhoria da Qualidade no Fornecimento de Energia na Área Rural, na Copel Distribuição S.A. Atua como professor do Centro Tecnológico da Universidade Positivo, nas áreas de Gestão de Processos Gerenciais e Gestão de Finanças. Pesquisa a Quantificação da informação em Organizações da Justiça.

Contato: par.gomes@hotmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4242504164852380

SUSANA CIPRIANO DIAS RAFFAELLI

Bacharel em Ciências Econômicas (2008), especialista em Controladoria (2010) e mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná. Possui experiência em gestão financeira, gestão de projetos e implementação de ações desenvolvimento local. Interesse de pesquisa em áreas relacionadas a contabilidade social, institucionalismo organizacional, gestão pública e educação.

Contato: susanadias.dias@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8211030863534367

 

VERONICA EBERLE DE ALMEIDA

Bacharel em Administração pela Universidade Positivo (2006), Especialista em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná (2009), Especialista em Administração Tributária pela Faculdade Aprovação (2011), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2013) e doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Concursada, é Administradora na Companhia Paranaense de Energia – COPEL desde 2011 atuando na área de licitações da COPEL Geração e Transmissão S.A. Autora dos livros Contabilidade no Terceiro Setor e Gestão de Empresas de Serviços Contábeis, da Editora Iesde, e Co-autora do livro Finanças Pessoais: conhecer para enriquecer, da Editora Atlas. Pesquisadora da linha de pesquisa em Organizações, Ambiente Legal e Instituições do grupo de pesquisa em Organizações, Estratégia e Instituições, da Universidade Positivo.

Contato: veronica.eberle@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2185251150141240