Arranjos contratuais e recursos relacionais: análise de alianças estratégicas no setor automobilístico brasileiro (2013-2016)

Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES nº 43/2013

Descrição: O projeto de pesquisa traz como objetivo geral analisar a influência dos arranjos contratuais (tratados a partir das perspectivas da doutrina jurídica, das transações relacionais em curso e do condicionamento social) sobre a criação e aquisição de recursos relacionais decorrentes do estabelecimento das alianças estratégicas selecionadas para o estudo.

Situação: Em andamento.

Integrantes: Edson Ronaldo Guarido Filho (coordenador), Mario Sacomano Neto, Samir Adamoglu de Oliveira, Denise Moraes Carvalho, Andrea Lago da Silva, Paulo Cesar Matui, Luciano Ferreira de Lima.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

Regulação, reguladores e a articulação de organizações públicas e privadas na dinâmica do ambiente legal brasileiro (2013-2016)

CNPq Universal 14/2012

Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre organizações, lei e sociedade a partir da investigação da mútua influência entre o campo legal e o campo organizacional. Mais especificamente, trata da análise da relação entre agências reguladoras e associações empresariais, ambas categorias de organizações concebidas como mediadoras de interesses advindos de diferentes públicos, sejam Estado, sociedade civil organizada e organizações privadas. O projeto de pesquisa abarca: (i) caracterização histórica dos modelos de regulação brasileiros ligados aos objetos em estudo, levando-se em consideração as regras codificadas e os mecanismos de enforcement associadas à regulação da atividade organizacional; (ii) análise das práticas de ação política e as estratégias de mobilização de recursos utilizadas por agências reguladoras e associações empresariais ligadas aos objetos em estudo; (iii) análise do processo de gerenciamento da lei no escopo de campo organizacional e organizacional; (iv) análise da disseminação de modelos de resposta às prescrições legais no nível microssocial e das estruturas institucionais de regulação.

Situação: Em andamento.

Integrantes: Edson Ronaldo Guarido Filho (coordenador), Mayla Cristina Costa, Charles Dalla Costa Felix, Veronica Eberle de Almeida, Guilherme Aleixo Sana, Maria Teresa de Pena Bustamante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

Mecanismos Políticos e Institucionais na Relação entre Organizações e o Ambiente Legal Brasileiro (2011-2013)

Chamada CNPq /CAPES Nº 07/2011

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as relações de influência recíproca entre a estrutura do ambiente legal e as ações de organizações públicas e privadas brasileiras, por meio da consideração de mecanismos políticos e institucionais. A partir da aproximação de quadros teóricos dos estudos organizacionais, sociologia do direito e ciência política, o presente projeto abarca: análise da trajetória socio-histórica do contexto legal das organizações brasileiras; análise, em nível organizacional e interorganizacional, das respostas estratégicas, dos modos de organização coletiva e das estratégias de mobilização de recursos e aliados; verificação dos padrões institucionalizados de respostas organizacionais, em nível de campo; análise interpretativa, a partir de mecanismos políticos e institucionais, da influência recíproca entre o ambiente legal e as ações organizacionais. Como espaços empíricos, a pesquisa está focada nas estratégias de resposta às regras licitatórias e os padrões normativos de resposta ao ambiente legal por organizações da administração pública federal. Por outro, a pesquisa foca ainda a articulação política e estratégica de organizações privadas na efetivação da lei que trata do registro único de identificação civil brasileiro.

Situação: Concluído.

Integrantes: Edson Ronaldo Guarido Filho (coordenador), Thaís Gualda Carneiro, Fernanda Alves Andrade.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. 

Entre em Contato

alei@ibepes.org.br

  • RSS Social Icon
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

© 2015 Ibepes. Criado por Veronica Eberle com Wix.com