ARTIGO

Título: O Processo de Formação da Supertele Brasileira: a Mudança Legal Endógena em uma Visão Articulada dos Conceitos de Ganhos de Influência e Institutional Work

Autores: Guilherme Aleixo Sana, Veronica Eberle de Almeida, Edson Ronaldo Guarido Filho

Objetivo: Analisar o desenvolvimento do processo de formação da chamada 'supertele' brasileira, constituída a partir da aquisição da Brasil Telecom pela Telemar/Oi em 2008.

Referência: SANA, G. A.; ALMEIDA, V. E.; GUARIDO FILHO, E. R. O Processo de Formação da Supertele Brasileira: a Mudança Legal Endógena em uma Visão Articulada dos Conceitos de Ganhos de Influência e Institutional Work. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 39., 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2015.

 

ARTIGO

Título: Organizações e o ambiente legal: a construção do sistema de identificação civil brasileiro

Autores: Thaís Guarda Carneiro, Veronica Eberle de Almeida, Luciana Godri, Edson Ronaldo Guarido Filho

Objetivo: Analisar a influência da articulação de atores organizacionais, públicos e privados, no processo de construção social da Lei Federal no 9.454/1997, que instituiu o Registro Único de Identificação Civil brasileiro - RIC, no período de 1997 a 2011.

Referência: AKIYAMA, T. G. C. ; ALMEIDA, V. E. de ; GODRI, L. ; GUARIDO FILHO, E. R. . Organizações e o Ambiente Legal: A Construção do Sistema de Identificação Civil Brasileiro. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 16, p. 94-125, 2015.

 

ARTIGO

Título: Estratégias retóricas de legitimação nos relatórios da administração: respostas ao movimento antitabagista

Autores: Susana Cipriano Dias Raffaelli, Paulo Mello Garcias, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Henrique Portulhak

Objetivo: Verificar como as modificações formais no campo institucional da indústria do tabaco afetou o uso da contabilidade pela empresa Souza Cruz S/A como estratégia discursiva orientada para a legitimidade organizacional, no período de 1986 e 2012.

Referência: RAFFAELLI, Susana Cipriano Dias; GARCIAS, Paulo Mello; ESPEJO, Márcia Maria dos Santos Bortolocci; PORTULHAK, Henrique. Estratégias retóricas de legitimação nos relatórios da administração: respostas ao movimento antitabagista. In: Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 9., 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPCONT, 2015.

 

ARTIGO

Título: O caso da Anatel e as operadoras de telefonia celular: Práticas cerimoniais e discursivas na construção social da regulação

Autores: Guilherme Aleixo Sana, Veronica Eberle de Almeida, Edson Ronaldo Guarido Filho

Objetivo: Analisar a relação entre cerimonialismo, discurso e legitimidade no modelo de regulação do setor de telecomunicações brasileiro

Referência: SANA, G. A.; ALMEIDA, V. E.; GUARIDO FILHO, E. R. O caso da Anatel e as operadoras de telefonia celular: Práticas cerimoniais e discursivas na construção social da regulação. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 38., 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2014.

 

TESE

Título: Influência da noção de legalidade nos padrões de resposta à legislação: O caso da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Municípios Paranaenses

Autora: Beatris Kemper Fernandes

Objetivo: Analisar como a noção social de legalidade condiciona a influência de fatores estruturais, políticos e culturais nos padrões de resposta à

Lei Geral da Micro e Pequena Empresa das organizações da administração pública em municípios paranaenses.

Referência: FERNANDES, Beatris Kemper. Influência da noção de legalidade nos padrões de resposta à legislação: O caso da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Municípios Paranaenses. 223 p. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, Universidade Positivo, Curitiba. 2014.

 

ARTIGO

Título: As práticas cerimoniais e discursivas na construção social da regulação

Autores: Veronica Eberle e Guilherme Aleixo Sana

Objetivo: Analisar a relação entre cerimonialismo, discurso e legitimidade no processo de regulação do setor de telecomunicações brasileiro, especificamente no setor de telefonia celular, traduzida pela construção social dos mecanismos de enforcement e compliance.

Referência: EBERLE, Veronica; SANA, Guilherme Aleixo. As práticas cerimoniais e discursivas na construção social da regulação. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 38., 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2014.

 

TESE

Título: Conversão de interesses privados em públicos no processo de mudança de padrões regulativos do setor eletro-eletrônico brasileiro à luz do institucionalismo organizacional

Autora: Maria Teresa Bustamante

Objetivo: Analisar de que maneira a articulação de atores sociais, privados e públicos, influenciaram o processo de mudança do padrão de plugues e tomadas elétricos ocorridas no Brasil durante o período de 1994-2010.

Referência: BUSTAMANTE, Maria Teresa. Conversão de interesses privados em públicos no processo de mudança de padrões regulativos do setor eletro-eletrônico brasileiro à luz do institucionalismo organizacional. 263 p. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, Universidade Positivo, Curitiba. 2014.

 

DISSERTAÇÃO

Título: Cerimonialismo organizacional e discurso  na regulação do setor de telecomunicações brasileiro

Autor: Guilherme Aleixo Sana

Objetivo: Analisar como a ANATEL e operadoras celulares utilizaram-se de práticas cerimoniais e discursivas para construir as ações de enforcement e compliance adotadas no período 2012-2013 e as suas influências sobre a legitimidade do modelo de regulação do setor.

Referência: SANA, Guilherme Aleixo. Cerimonialismo organizacional e discurso  na regulação do setor de telecomunicações brasileiro. 158 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, Universidade Positivo, Curitiba. 2014.

 

ARTIGO

Título: Organizações e o ambiente legal: a construção do sistema de identificação civil brasileiro

Autores: Thaís Guarda Carneiro, Veronica Eberle de Almeida, Luciana Godri, Edson Ronaldo Guarido Filho

Objetivo: Analisar a influência da articulação de atores organizacionais, públicos e privados, no processo de construção social da Lei Federal no 9.454/1997, que instituiu o Registro Único de Identificação Civil brasileiro - RIC, no período de 1997 a 2011.

Referência: CARNEIRO, Thais Gualda; ALMEIDA, Veronica Eberle de; GODRI, Luciana; GUARIDO FILHO, Edson Ronaldo. Organizações e o ambiente legal: a construção do sistema de identificação civil brasileiro. In: Encontro de Estudos Organizacionais, 8., 2014, Gramado. Anais... Gramado: ENEO, 2014.

 

DISSERTAÇÃO

Título: Contabilidade como Estratégia de Legitimação frente às mudanças institucionais: análise da uma empresa da indústria do tabaco

Autora: Susana Cipriano Dias Raffaeli

Objetivo: Verificar como as modificações no campo institucional da indústria do tabaco têm afetado o uso da contabilidade pela empresa Souza Cruz S/A como estratégia discursiva orientada para a legitimidade organizacional, entre 1986 e 2012.

Referência: RAFFAELLI, S. C. D. Contabilidade como Estratégia de Legitimação frente às mudanças institucionais: análise da uma empresa da indústria do tabaco. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT), Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2014.

 

ARTIGO

Título: A Mudança Legal Endógena e as Mudanças Organizacionais

Autor: Guilherme Aleixo Sana

Objetivo: Apresentar uma nova conceituação das mudanças endógenas na lei, a partir das ideias de Funk e Hirschman (2012), estabelecendo uma conexão com ações organizacionais das empresas, trazendo uma visão sociológica para as estratégias das organizações decorrente do institucionalismo organizacional e da sociologia do direito

Referência: SANA, G. A. A Mudança Legal Endógena e as Mudanças Organizacionais. In: Encontro de Estudos em Estratégia, 6., 2013, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: ANPAD, 2013.

 

DISSERTAÇÃO

Título: Ambiente legal e organizações: análise da difusão do pregão na Administração Pública Federal Brasileira

Autora: Fernanda Alves Andrade Guarido

Objetivo: Compreender a influência das práticas organizacionais licitatórias e das regras do ambiente legal no processo de difusão do pregão, no âmbito da Administração Pública Federal brasileira, no período de 1997 a 2012.

Referência: ALVES-ANDRADE, F. G. Ambiente legal e organizações: análise da difusão do pregão na Administração Pública Federal Brasileira. 2013. 188 f: il. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, Universidade Positivo, Curitiba. 2013.

 

DISSERTAÇÃO

Título: Relação entre Organizações e a Construção do Ambiente Legal do Sistema de Identificação Civil Brasileiro

Autora: Thaís Gualda Carneiro

Objetivo: Analisar a influência da articulação de atores sociais interessados, públicos e privados, no processo de construção social do ambiente legal à luz da teoria institucional, por meio da relação recursiva entre padrões institucionais e agência estratégica

Referência: CARNEIRO, T. G. Relação entre Organizações e a Construção do Ambiente Legal do Sistema de Identificação Civil Brasileiro. 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, Universidade Positivo, Curitiba. 2012.

 

TESE

Título: Regulação e Governança dos Sistemas Nacionais de Recursos Hídricos no período 1977-2010: estudo comparativo entre Brasil e Canadá

Autora: Mayla Cristina Costa

Objetivo: Analisar como diferentes lógicas institucionais influenciaram a estruturação da governança dos Sistemas Nacionais de Recursos Hídricos nos contextos geográficos do Brasil e do Canadá, no período de 1977 a 2010.

Referência: COSTA, M. C. Regulação e Governança dos Sistemas Nacionais de Recursos Hídricos no período 1977-2010: estudo comparativo entre Brasil e Canadá. 2012. 284 f. Tese (Doutorado em Administração) – Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, Universidade Positivo, Curitiba. 2012.