Inovação é muitas vezes sinônimo de transgressão
Artigo recente da The Economist, traduzido pelo jornal O Estado de São Paulo (em 03/05/2015), discute a relação entre inovação e regulação. De acordo com o texto, "inovação é muitas vezes sinônimo de transgressão". Nesses casos, legisladores e agências reguladoras deveriam atuar de modo mais compatível com a era digital e com o ritmo das inovações baseadas na velocidade da internet. Entre os tópicos abordados, o artigo destaca:
Empreendedores pioneiros têm um relacionamento difícil com as leis;
A tensão entre inovadores e autoridades reguladoras tem se acentuado nos últimos tempos;
Parece haver correlação entre a chance de uma empresa ter futuro mais promissor e os problemas legais em que está envolvida;
Novos modelos de negócios podem mobilizar a opinião pública e promover mudanças nas leis ou em sua interpretação;
Nem sempre, em razão da inovação, atuar às margens da lei é vantajoso para a empresa; empresas precisam ser capazes se readaptar, adotando novas estratégias quando não conseguem que a legislação seja modificada a seu favor.
